X Assembleia da Organização Regional do Algarve
A intervenção da JCP no ensino secundário, Luís Romão
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Camaradas e amigos a JCP no ensino secundário, luta por uma escola pública democrática e de qualidade.
Na minha escola, na Escola Secundária de Tavira, confrontamos-nos com vários problemas de infra-estruturas como é exemplo a falta de portas nas casas de banho da cafetaria , telhados de amianto que ainda existem e colocam em risco todos os dias os alunos que por lá passam , correndo o risco de inalarem os filamentos cancerígenas , falta de uma enfermaria capaz de dar resposta ao corpo escolar , espaço insuficiente no balneário o que dificulta as trocas de roupa de todos os que realizam as aulas de educação física , falta de cacifos que criam constrangimentos nomeadamente de segurança e infiltrações de agua.
Em Faro os estudantes reivindicam o reforço da oferta dos bares e cantinas nas escolas, mais funcionários , menos alunos por turma , o fim dos exames nacionais e mais democracia nas escolas, nomeadamente nos processos de criação de listas democráticas e a realização de reuniões gerais de alunos.
É também urgente exigir um reforço na ação social, com mais um ano com os alunos a receberam os seus livros fora de tempo e horas dificultanto a aprendizagem.
No presente ano houve uma acção regular na região, com distribuições de documentos aos alunos sobre as ações desenvolvidas e a desenvolver pela JCP. A 24 de Março, dia do estudante, realizou-se na Escola Secundária Tomás Cabreira acções de luta contra os exames nacionais com uma ampla participação de estudantes , assim como outras ações reivindicativas pela região do Algarve que não tendo tido a mesma dimensão são um contributo indispensável à luta.
Lutamos pela escola de Abril, a Escola Pública, Gratuita e de Qualidade a que temos direito. A JCP está e estará sempre ao lado dos estudantes na luta por uma escola melhor!
Viva luta dos estudantes!
Viva à X Assembleia de Organização Regional do Algarve!
Viva a Juventude Comunista Portuguesa!
Viva o Partido Comunista Português!