X Assembleia da Organização Regional do Algarve
A Intervenção do Partido no concelho de Lagoa, Fernando Fernandes
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Camaradas
O Concelho de Lagoa localiza-se em pleno litoral algarvio, numa avaliação dos seus principais traços e características, podemos concluir que o Concelho de Lagoa acompanha os défices estruturais impostos por décadas de política de direita.
A principal actividade económica do Concelho de Lagoa continua a ser o turismo, a que se segue o comércio e os serviços. O sector primário da economia e a indústria transformadora, continuam a ser quase inexistentes.
É preciso uma outra política, uma política que aposte em todos os sectores da economia, que aposte na produção nacional como factor de desenvolvimento da Região Algarvia e do País.
Na saúde, o Concelho de Lagoa não foge à realidade regional e nacional, existem cerca de 5400 utentes sem médico de família. Esta realidade demonstra que o Concelho de Lagoa é uma zona carenciada e mostra a necessidade de uma outra politica também na saúde.
Ao mesmo tempo vão florescendo clínicas privadas da saúde em todo o Concelho, daqui reafirmamos que a saúde é um direito e não um negócio.
Camaradas
O movimento associativo popular, para além da intervenção institucional, deve exigir a todos os membros do Partido e às suas organizações uma atenção redobrada e empenhada.
Falar do movimento associativo popular é falar dum amplo espaço de democratização da actividade cultural, recreativa, desportiva, mas também social, de formação pessoal e cívica onde é possível contactar com muita gente, democratas e patriotas muitas vezes sem filiação partidária.
Em Lagoa esta é uma frente de trabalho a que damos também uma especial importância.
Existe um conjunto de camaradas que intervêm na direcção do Clube de Futebol os Estombarenses, do Centro Popular de Lagoa e do Lagoa Académico Clube.
É preciso que todo o colectivo se envolva e participe na vida associativa, nas direcções das colectividades e associações.
É preciso afirmar junto das colectividades o papel e posições do Partido.
Camaradas
Nestes últimos 4 anos, o Partido no Concelho de Lagoa tem mantido a sua actividade.
Fomos confrontados com os constrangimentos relacionados com o covid-19, foi necessário ultrapassar dificuldades nas reuniões e manter o regular funcionamento.
O aniversário do Partido, foi comemorado com a dignidade merecida.
Comemoramos o II Centenário de Karl Max com uma exposição na Biblioteca Municipal de Lagoa.
Comemoramos o 25 de Abril, com uma exposição na Biblioteca Municipal e uma sessão sobre o poema “As portas que Abril abriu”, na escola secundaria.
O Capitalismo não é Verde, foi o tema para uma sessão pública sobre o ambiente.
Organizamos já em 2022 um convívio de verão com almoço, iniciativa que juntou cerca de 100 camaradas e amigos.
As últimas eleições autárquicas acentuaram a maioria absoluta do PS em todos os órgãos municipais e das freguesias. Resultados que produziram a concentração do poder autárquico neste partido, com tradução na centralização do poder, na prática populista e de clientelas.
A CDU tem actualmente 1 eleito na assembleia municipal, insuficiente para as necessidades de intervenção do Partido a nível local, ainda assim temo-nos distinguido pela quantidade e qualidade na nossa intervenção autárquica, apresentando propostas em defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública, na defesa da água e do meio ambiente, na defesa intransigente dos trabalhadores da autarquia.
A comissão Concelhia de Lagoa, têm tido um papel importante na luta em defesa dos trabalhadores e da população do Concelho de Lagoa.
Foi o PCP, os seus eleitos e activistas que estiveram na frente da luta contra a privatização dos CTT.
Foi o PCP que esteve na frente da luta contra as portagens na via do infante.
É o PCP que luta intransigentemente para salvar o SNS, luta que se trava também para garantir o acesso à saúde no hospital do barlavento em Portimão.
Camaradas
Daqui reafirmamos a disponibilidade do PCP para a continuação da luta por um Concelho, uma Região e um País onde valha a pena viver.
Uma nota final
No passado sábado, realizamos a 6ª Assembleia de Organização Concelhia de Lagoa.
Um dia igualmente importante na vida do nosso Partido, culminando com semanas de trabalho para sua preparação.
Foi eleita a nova Concelhia. Concelhia que já contará com o mais recente militante do Partido, um camarada que há cerca de duas semanas resolveu dar o passo de aderir ao Partido.
Importa agora, enquadrar este novo camarada, atribuir-lhe uma tarefa concreta e inseri-lo no trabalho regular do Partido.
O Partido tem futuro e também em Lagoa o futuro tem Partido.
Camaradas, vamos ao trabalho, vamos à luta, porque o caminho é longo, mas a vitória pertence-nos.
Viva a Xª Assembleia da Organização Regional do Algarve
Viva ao Partido Comunista Português.