X Assembleia da Organização Regional do Algarve
A Intervenção do Partido no Concelho de Faro, Inês Nobre
Faro, 10 de Dezembro de 2022
Bom dia Camaradas,
Uma saudação a todos os presentes nesta 10ª Assembleia da Organização Regional do Algarve
Camaradas,
Passaram-se 4 anos desde a última assembleia regional e nestes 4 anos muitas coisas aconteceram. Entre elas o aparecimento da pandemia COVID e todas as alterações que ela trouxe para as nossas vidas. Desde logo a indução e a instrumentalização do medo, medo que foi usado para nos tentarem retirar direitos.
E nesses dias, que agora nos parecem longínquos, o partido, como sempre, tomou a dianteira e mostrou que era possível viver e lutar em segurança. O Partido mostrou que se podia continuar a defender direitos e lutar por uma vida melhor.
Foi o partido que mostrou o que podia ser feito e como podia ser feito.
E debaixo de uma muito grande ofensiva participamos no 1º de Maio, fizemos a festa do Avante, comemoramos os 100 anos do partido, fizemos o 20º congresso. Entre tantas outras iniciativas e acções de luta.
E a organização concelhia de Faro não foi exceção, nunca o Avante deixou de ser distribuído, mesmo nesses dias iniciais da pandemia. A distribuição de imprensa do partido não só se manteve como cresceu e temos actualmente um compromisso de 50 Avantes e 20 Militantes.
Camaradas, Foi pelo nosso exemplo de luta, de resistência que chegaram até nós 16 novos camaradas nestes 4 anos. E conseguimos na organização Faro suster a perda de militantes vinda de balanços anteriores. Actualmente temos 243 militantes.
A partir de 2020 registámos uma diminuição do número de militantes com alguma quota paga. No que toca ao valor não são assinaláveis flutuações e a quota media é de 5€. São necessárias medidas reforçadas para a cobrança da quota e também discutir com os camaradas o aumento do seu valor.
Camaradas,
Nas organizações de freguesia há a registar passos positivos, dados com a responsabilização de novos quadros e com a dinamização da regularidade de reunião.
A Célula dos Reformados, que é o organismo com maior dimensão de militantes, para além da regularidade de reuniões e de convívios continua a ter iniciativas próprias.
Onde estamos com problemas é nas células de local de trabalho que actualmente não estão a funcionar - a Universidade do Algarve, o Hospital de Faro e o Aeroporto, È preciso medidas urgentes para se conseguir dinamizar trabalho e voltar a reunir com regularidade.
Camaradas,
Nas eleições autárquicas de 2021 a coligação PSD/CDS teve nova maioria absoluta na Câmara Municipal. A CDU desceu ligeiramente na votação para a camara municipal, não elegendo o vereador. Na assembleia municipal a CDU manteve o número de eleitos. De salientar os resultados eleitorais na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, onde a CDU ganhou novamente a Junta de Freguesia e passou a contar com 6 eleitos, mais um que em 2017.
O concelho de Faro continua a ser um concelho com graves problemas e a solução não passará pelas opções políticas da actual maioria PSD/CDS.Os problemas aqui elencados há 4 anos agravaram-se assim como surgiram novos.
É exemplo a questão dos problemas da habitação, o porto comercial de Faro, o estado degradado da maioria das estradas municipais, o problema da mobilidade urbana. Também a falta de espaços verdes e de lazer, não só para as crianças, mas também para elas.
E à falta de parques infantis e de fruição junta-se agora a vontade da autarquia de encerrar muitos dos parques infantis que ainda existem.
Sobre este tema temos de tomar iniciativa e avançar com intervenção de modo a impedir os fechos previstos. Que sejam requalificados e se faça manutenções, que se proporcione espaços de fruição para as crianças e suas famílias.
Tambem no âmbito dos direitos das crianças e suas familias, e mais uma vez demonstrando uma total falta de consideração, a autarquia insiste em só abrir as portas das escolas básicas 10 minutos antes do início das aulas. Isto coloca problemas gravíssimos aos pais e às crianças. Não preocupada com a resolução deste problema, a maioria PSD/CDS insiste em não contratar o número de assistentes operacionais necessárias, para um horário de funcionamento compatível com a maioria dos horários de trabalho dos pais, ou então dá a solução de serem os pais a pagar a contratação de funcionários para abrir a escola mais cedo. Inaceitável.
No polo oposto, e demonstrando uma real preocupação com as crianças e suas famílias, a junta de freguesia em Santa Bárbara de Nexe está a dinamizar um programa intitulado “Criança Feliz”, com actividades como jogos tradicionais, teatro, artes plásticas, desporto e acções ambientais.
Bem se vê a diferença entre uma gestão PSD/CDS e uma gestão CDU.
Camaradas,
Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, dinamizar e ampliar a luta dos trabalhadores e das populações é a condição decisiva para construir um concelho e “Um algarve com futuro”.
Viva o Organização Regional do Algarve
Viva o PCP