Intervenção de Matilde Mendonça, membro da DORAL do PCP
9.ª Assembleia da Organização Regional do Algarve
15 Dezembro 2018, Faro
Bom dia Camaradas
Em nome da célula dos Reformados saúdo todos os delegados e convidados a esta Assembleia do PCP.
Camaradas, passados quatro anos da 8ª Assembleia Regional, ficou provado que a resposta política do Partido aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País reside no reforço do PCP, ou seja, no grau de organização e estruturação de cada organismo e da organização no seu todo.
A célula dos Reformados da Concelhia de Faro é um exemplo disso:
Tem dado passos importantes no reforço da organização e estruturação da mesma. Actualmente conta com 86 camaradas.
Realizamos no passado mês de Maio a 3ª Assembleia de Organização, na qual estiveram presentes 40 delegados, os quais aprovaram por unanimidade o Relatório e Resolução Política.
Elegeu-se um novo secretariado de 14 camaradas e foram atribuídas tarefas a todos. Este secretariado reúne uma vez por mês e realiza 3 a 4 plenários anuais. Também foram constituídos grupos de trabalho para a imprensa do Partido, a quotização, a informação e propaganda e para uma comissão de Bar.
Queremos aqui realçar das acções que realizamos, os “Convívios semanais” às quintas-feiras que, para além do convívio e de mobilizar para iniciativas, contribui com mais de 10% das receitas anuais da Concelhia e ajuda na promoção da venda do Avante.
Realçar também a promoção dos “Cabazes de Natal e de Páscoa”, e a permanência diária no CT para a venda das EP’s no mês de Agosto.
Quanto ao recrutamento já se inscreveu neste ano mais 4 novos camaradas.
No que respeita à tarefa da campanha de entrega dos novos cartões do Partido, informamos que dos 86 camaradas da célula já foram actualizadas 82 fichas, faltam só 4 mas há dificuldade em contactá-los.
Quanto à quotização, assunto que está sempre presente nas reuniões da célula, dizer que temos mais de 75% da quotização em dia, e com a entrega dos cartões conseguimos recuperar quotização atrasada.
No Trabalho unitário, a célula dos reformados tem trabalhado para estar sempre presente nas lutas promovidas pelo MURPI, mas também da CGTP e do MDM.
De outras acções nesta Frente Unitária destacar as manifestações e concentrações de reformados promovidas pelo MURPI na região, a mobilização para o “Piquenicão”, e a preparação do 9º Congresso do MURPI.
Camaradas, há 9 anos, a Célula dos Reformados de Faro ainda estava no papel, hoje e já com 3 Assembleias realizadas e com actividade regular, confirma-se a importância e justeza da decisão de organizar os reformados da Concelhia. E isso reflete-se na força e na capacidade de resposta política aos problemas dos reformados e na acção do Partido.
Nesta nova fase da vida política nacional, também fruto da luta dos reformados, pensionistas e idosos algarvios e da determinação do nosso Partido, temos alcançado importantes recuperações de direitos e rendimentos.
O aumento das pensões e reformas, que agora vai acontecer pelo 3º ano consecutivo, e a reposição do pagamento do subsídio de Natal por inteiro constituem significativas derrotas à política de direita, a qual todos nós somos chamados a combater.
Camaradas, sabemos que sairá das conclusões desta Assembleia um Partido mais forte e a sua organização mais reforçada para a intervenção política no Algarve e no País.
Os reformados da Organização Concelhia de Faro, com as suas medidas de reforço, a sua acção e intervenção estarão cá para a luta .
VIVA A 9ª ASSEMBLEIA DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DO ALGARVE!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS!