Banner Junho 2024 - Salários
Featured

 

25 de Abril enche as ruas da cidade de Faro

IMG202404251

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP saúda a realização do desfile dos 50 anos do 25 de Abril, em Faro, onde estiveram largas centenas de participantes.

Convocado pela Comissão Organizadora das Comemorações Populares do 25 de Abril em Faro, o desfile teve uma enorme mancha, vinda de todo o Algarve, que percorreu várias ruas da baixa de Faro, do Jardim Manuel Bívar até ao Largo de São Pedro, com enorme alegria e emoção, mas também cheia de força e grande combatividade por Abril, as suas conquistas e avanços.

A presença de muitos jovens e crianças, de muitas mulheres, de reformados, de muitos trabalhadores organizados pelos seus sindicatos (como os professores, do comércio e serviços, da administração pública, da hotelaria, os enfermeiros, dos CTT, entre outros), de ex-militares, de movimentos pelo direito à habitação, à igualdade, anti-racistas, pela Paz, empunhando cartazes e faixas, marcando posições de afirmação e exigência do cumprimento da Constituição da República Portuguesa e dos valores de Abril. 

Salários, pensões, direitos e condições de trabalho, habitação, dignidade, igualdade, paz, soluções para os muitos problemas com que se vive no Algarve. São reivindicações que comprovam que Abril está vivo e significa luta e acção.

A exigência de que Abril perdure, com a entoação muitas vezes repetidas no percurso - “25 de Abril sempre”, ficou bem vincada com a também associada exigência de que não se quer retrocessos políticos, sociais, económicos e culturais, com a afirmação logo de seguida -“Fascismo nunca mais!”.

“O Povo unido jamais será vencido!”, “Paz sim, guerra não !”, “Não queremos ter de escolher pagar casa ou comer!”, “É mesmo necessário o aumento do salário!” - foram das mais repetidas palavras de ordem, demonstrando que celebrar Abril é mais futuro para todos os que estiveram presentes.

Para a DORAL do PCP esta resposta dos trabalhadores e da população é o cabal comprovativo de que o generoso projecto de Abril e os seus valores estão presentes e são factores de confiança na construção de um Portugal fraterno e de progresso.

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP