Banner Junho 2024 - Salários
Featured
DSCF3444_2

Marcha contra o desemprego arrancou no Algarve

Convocada pela CGTP-IN e pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados, a Marcha contra o Desemprego arrancou a partir do Algarve, e também de Braga, e irá culminar em Lisboa no próximo dia 13 de Outubro.

Tendo como pontos de partida, Vila Real de Santo António e Lagos, duas colunas integrando centenas de participantes marcharam ao longo do dia por várias cidades algarvias – Tavira, Olhão, Portimão, Albufeira - , encontrando-se ao final da tarde em Faro, num concentração que contou com a solidariedade de muitos outros trabalhadores.

Combatendo a política de exploração e empobrecimento, afirmando a exigência de uma mudança de política e de governo no país, exigindo o fim do Pacto de Agressão assinado pelo PS, PSD e CDS com a União Europeia e o FMI, os muitos participantes nesta Marcha – muitos deles em situação de desemprego à largos meses e até anos – sublinharam simultâneamente, a necessidade e a possibilidade de uma outra política para o país. Aumento dos salários, produção nacional, taxação do capital, defesa dos serviços públicos, combate à exploração e à precariedade, foram alguns dos temas que dominaram as palavras de ordem que ecoaram nos dois percursos.

Contando com uma calorosa recepção por parte das populações ao longo do percurso, esta Marcha – que prosseguirá no dia 6 entre Faro e Loulé, antes de seguir para o Alentejo- recebeu também a solidariedade do PCP.