Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro, realizar-se-à mais uma edição da Festa do Avante!, aquela que é a maior iniciativa política-cultural do país. Uma realização ímpar cujo trabalho de preparação se iniciou há vários meses incluindo no Algarve que mais uma vez estará presente na Festa, assim como muitos Algarvios, particularmente jovens, que anualmente ali se deslocam.
Os comunistas do Algarve levam à festa do Avante! os problemas da região mas também a sua intensa intervenção e luta ao longo do último ano. As suas propostas em defesa dos trabalhadores e do aparelho produtivo regional. A sua intervenção contra o desemprego, o trabalho precário e a exploração. A sua mobilização no necessário reforço do Partido e na ampliação da luta de massas, elementos decisivos para a ruptura com a política de direita.
Tal como noutros anos, estará presente também a gastronomia regional. O destaque vai para todo o tipo de marisco – camarão, ostras, sapateira, perceves, arroz de marisco, Xarém de marisco - mas também para a doçaria com base em produtos como o figo, a amêndoa, a alfarroba. Um convite que se estende também à prova da aguardente de medronho.
No espaço do Algarve será realizada este ano uma modesta mas justa homenagem ao poeta popular António Aleixo, nascido em Vila Real de Santo António em 1899, e cuja poesia é hoje de uma contundente actualidade. Comprometido com a luta contra a exploração e as injustiças, homem do povo, talento enorme da cultura portuguesa, António Aleixo estará pelos seus poemas presente numa festa que também seria sua.
Seja por via das várias excursões organizadas pelo PCP e pela JCP a partir do Algarve, seja por transporte próprio, é fácil ir à Festa do Avante! e a Entrada Permanente-EP para a Festa comprada antecipadamente em qualquer Centro de Trabalho do PCP custa 21€. Será ainda de sublinhar a presença de vários grupos musicais algarvios na Festa, com destaque para os Anextasy que actuarão durante o dia de Sábado no palco 25 de Abril.
O Secretariado da DORAL