
Cabanas de Tavira- PCP apela à luta contra a extinção da freguesia
Realizou-se no passado Domingo dia 6 de Janeiro em Cabanas de Tavira uma sessão pública “Contra a extinção de freguesias”, com a participação de Paulo Sá, Deputado do PCP eleito pelo Algarve, englobada num conjunto mais vasto de iniciativas que o Partido tém vindo a promover um pouco por toda a região.
Da mesma forma que o Governo PSD/CDS-PP está a roubar salários e pensões de reforma aos trabalhadores e ao povo português, também agora quer roubar as freguesias ao Povo. Em todo o país, e também no Algarve, querem acabar com mais de 1200 freguesias num processo que agravará ainda mais as condições de vida de milhares de portugueses.
Nas costas das populações, os deputados do PSD e CDS, aprovaram na Assembleia da República (com o voto contra do PCP) a extinção da Freguesia de Cabanas de Tavira.
Com a extinção da freguesia, vários serviços públicos ficarão mais distantes das populações, os custos de deslocação para tratar de inúmeros assuntos aumentarão, as colectividades e associações perderão apoios, trabalhadores da junta perderão o seu posto de trabalho, haverá uma maior distância entre os eleitos da junta e a população de Cabanas de Tavira. No fundo, é uma política de abandono das populações e de empobrecimento da vida democrática, social, económica e cultural da Freguesia.
Para o PCP, e ao contrário do que dizem o Governo e os partidos – PS, PSD e CDS - que assumiram com a Troika este Pacto de Agressão que está a conduzir o país para o desastre, a extinção de freguesias não é para diminuir o défice ou a dívida pública – todas as freguesias do país não representam mais do que 0,1% do Orçamento de Estado – mas sim, destruir uma conquista histórica das populações e acabar com o poder local democrático alcançado com o 25 de Abril.
Se de facto quisessem resolver os problemas das contas do Estado, renegociavam a dívida, taxavam os milhões de euros de lucros da banca, impediam a fuga de capitais para o estrangeiro, dinamizavam a actividade económica.
É preciso dizer Basta! Nenhuma Freguesia pode ser extinta – ou agregada como cinicamente dizem – contra a vontade das populações. O PCP apelou ao protesto, à indignação e à luta da população de Cabanas de Tavira em defesa da sua Freguesia, em defesa das suas condições de vida.