CDU apresentou candidatos em Tavira
Foram divulgados publicamente os primeiros candidatos da CDU aos órgãos municipais de Tavira, Miguel Cunha, Professor, à Câmara Municipal e Pedro Soares, Arqueólogo, à Assembleia Municipal, a CDU procedeu à apresentação pública dos seus primeiros candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal de Tavira no dia 23 de Junho, pelas 18,30. horas, no Largo da Câmara em Tavira.
Nesta apresentação pública, Miguel Cunha deu nota das propostas e linhas de acção para o concelho.
A apresentação pública foi encerrada com uma intervenção de Vasco Cardoso membro da Comissão politica do comité central do PCP.
Intervenção de Miguel Cunha
Boa tarde a todos!
Começo por dizer que esta é uma candidatura sem pretensões nem ambições pessoais, pelo que deve ser encarada como uma candidatura dos tavirenses e para os tavirenses: é para vós que trabalharemos, para escutarmos os vossos problemas e ajudarmos a resolve-los, seja na câmara municipal, na assembleia municipal ou nas freguesias.
É convosco que contamos para lutar por uma vida melhor neste concelho!
Como nenhuma candidatura é de uma só pessoa, cumprimento também os meus camaradas e amigos companheiros desta jornada, que terminará só em outubro.
Esta é uma candidatura da CDU. Trás consigo todo um património de trabalho, honestidade e competência que são marca da CDU e que são uma referência na gestão autárquica em Portugal.
É bem verdade que a gestão autárquica CDU criou um modelo de gestão ímpar que, em algumas matérias, outras forças políticas tentaram mais ou menos incorporar nos seus projetos. Mas por melhor que seja a cópia, é sempre preferível o original! Por isso dizemos que a presença da CDU fez e faz falta!
-
Fez e faz falta para denunciar e combater os esquemas, favoritismos e amiguismos na autarquia;
-
Fez e faz falta para defender e valorizar os direitos dos trabalhadores da autarquia;
-
Fez e faz falta para bater o pé junto ao Poder central na defesa intransigente dos tavirenses;
-
Fez e faz falta para garantir uma estratégia de desenvolvimento assente num adequado Plano Diretor Municipal e Planos Gerais de Urbanização;
-
Fez e faz falta para dar ao turismo cultural o lugar que merece e que pode tornar Tavira um município de referência;
-
Fez e faz falta para dinamizar o desporto e os tempos livres, apostando na atividade física de proximidade;
-
Fez e faz falta para combater as tentativas de municipalização da educação;
-
Fez e faz falta para lutar por um sempre melhor Centro de Saúde, tendo uma atenção vigilante a possíveis pretensões de degradação dos horários e condições da prestação dos cuidados de saúde;
-
Fez e faz falta para que haja uma só voz pelo fim das portagens da Via do Infante e para pressionar a requalificação da Estrada 125;
-
Fez e faz falta para denunciar a qualidade dos serviços e preços prestados pela Tavira Verde;
-
Fez e faz falta para uma aposta nas energias renováveis;
-
Fez e faz falta para defender os produtores e a produção local, incluindo os pescadores e mariscadores.
Caros amigos e camaradas,
A CDU parte para estas eleições com a confiança de quem, ao longo dos últimos quatro anos, foi a voz dos trabalhadores e das populações no concelho. Com uma intervenção intensa e abrangente a CDU, e as forças políticas que a integram, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes”, estiveram na linha da frente em múltiplas situações.
Foi assim, na luta pela requalificação da Estrada 125 e pelo fim das portagens na Via do Infante;
Na defesa do Porto de Pesca de Tavira e dos direitos dos pescadores;
Na exigência da reposição das 35 horas de trabalho na autarquia;
No acompanhamento da situação que está colocada na zona do sítio arqueológico da Balsa;
Na denúncia e exigência de medidas de apoio às populações vítimas dos incêndios florestais em Cachopo;
Na luta contra a extinção de freguesias;
Na intervenção na defesa dos serviços públicos, particularmente do Centro de Saúde de Tavira e das escolas do concelho;
Na luta pelo direito a viver e produzir na Ria Formosa;
Na solidariedade com a luta dos trabalhadores por melhores salários, contra a precariedade e o desemprego.
Nas últimas eleições autárquicas, a CDU viu reforçado o número de votos em Tavira. Votos que não foram suficientes para eleger um vereador. Daqui queremos reafirmar que é tempo do executivo municipal deixar de ser uma conversa de amigos entre o PS e o PSD, é tempo da CDU, das suas propostas e soluções, da sua voz e do seu projeto, passar a estar presente na vereação da Câmara.
O concelho de Tavira, os seus problemas e realidades, a situação em que se encontra a autarquia exigem uma outra política, uma política verdadeiramente de esquerda que responda ao presente e prepare o futuro.
A CDU assumirá todas as responsabilidades que a população lhe venha a atribuir. Façamos por isso, alargando os contactos e a mobilização, ganhando cada vez mais homens, mulheres e jovens, para dar força a esta candidatura, para dar força à CDU.
Viva o concelho de Tavira
Viva a CDU