CDU APRESENTOU LISTAS EM ALTE E ALMANCIL
A apresentação das listas da CDU no concelho de Loulé arrancou no dia 1 de Julho, na já habitual Sardinhada/Convívio que a Comissão Concelhia de Loulé do PCP realiza anualmente na Fonte Grande em Alte. No âmbito da preparação das eleições autárquicas no concelho de Loulé, foram apresentados os candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Alte, uma lista composta de muitos jovens, e encabeçada por Dora Silva, 36 anos, auxiliar de accção educativa que tomou da palavra para uma plateia que contou com a presença de cerca de 80 activistas da CDU. Para além da sardinha assada, esta iniciativa contou também com a actuação do grupo Trovas Campestres.
No dia 8 de Julho, foi a vez da apresentação dos candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Almancil, que decorreu junto ao Snack-bar O Panças, onde estiveram presentes cerca de duas dezenas de activistas da CDU, e onde Sofia Magalhaes Costa, 44 anos, animadora socio-cultural, tomou da palavra em nome do colectivo que agora se propõe às eleições. Foi também apresentado o nº 2 da Lista, Joaquim Gonçalves, 48 anos, engenheiro civil.
Em nome do PCP em ambas as iniciativas Botelho Agulhas fez questão de demosntrar o apoio e a confiança do PCP nestas duas listas que agora se apresentaram.
Intervenção de Sofia Costa, na apresentação da lista da CDU em Almancil
Camaradas e amigos,
Antes de mais, queria agradecer a vossa presença, agradecer aos camaradas que montaram esta iniciativa e agradecer à gerência do Snack Bar “O Panças”o apoio dado.
Dizer-vos que aceitei a proposta do Partido para encabeçar a lista da CDU à Freguesia de Almancil em particular por três motivos:
O primeiro é o da responsabilidade que temos enquanto comunistas para com a sociedade, de darmos o exemplo na defesa dos interesses e aspirações das populações, de forma abnegada, e cumprindo o nosso principio de não ser beneficiado nem prejudicado por exercer um cargo público.
Em segundo lugar, para com o nosso contributo, seja nos executivos, seja na oposição, assegurar a defesa do poder local democrático, Junto das populações dando resposta às suas preocupações e necessidades, e servindo de ponte para as outras instituições nacionais ou locais, sempre na defesa do bem estar das populações e dos trabalhadores.
Em terceiro lugar, porque, apesar de só cá estar a viver há 8 anos, me dei conta das desigualdades existentes nesta Freguesia e da forma irresponsável que é gerido o bem comum.
Se por um lado temos o triângulo dourado, onde tudo é limpo, arrumado, onde há infraestruturas de lazer, culturais, desportivas etc, por outro e não muito longe desta realidade “dourada”, existem populações sem que as infraestruturas básicas como saneamento e ou água canalizada cheguem às suas casas.
Isto não acontece por falta de meios financeiros, isto acontece, porque os maiores investimentos são sempre realizados no triângulo dourado, deixando de fora quem cá vive todo o ano, quem cá trabalha, quem cá estuda. Isto acontece por decisão política!
Camaradas e amigos,
Nas últimas eleições autárquicas em 2013, a CDU elegeu um membro para a Assembleia de Freguesia de Almancil, o que já não acontecia desde 1993.
Foram 10 anos em que PS e PSD governaram os destinos da freguesia sem a presença desta força indispensável para os trabalhadores e a população em geral. E o resultado está à vista de todos.
Durante o actual mandato, a CDU foi a voz dos mais desfavorecidos e excluídos, foi a voz que denunciou muitos dos problemas existentes na freguesia e exigiu a resolução desses problemas, como a falta de saneamento em várias lugares da freguesia, a falta de obras na escola EB 2,3, a falta de limpeza do espaço público, a falta de pavimentação de ruas, a falta de médico de família para muitos dos residentes, a falta de um quartel da GNR com condições dignas, a falta de um quartel de bombeiros, a falta de mais espaços verdes, a falta de uma biblioteca, entre muitas outras carências que a freguesia tem.
Camaradas e amigos,
Não, não sou de cá, nem eu nem quase metade da população que mora em Almancil. E não é esse facto que nos impede de nos interessarmos, de tentarmos defender as nossas posições, de alertarmos para as desigualdades, de exigirmos que o dinheiro dos nossos impostos seja aplicado em prol de todos e não só de uma minoria.
Almancil não é só o triângulo dourado, queremos que toda a Freguesia seja tratada da mesma forma. Queremos que todos os que cá vivem tenham o mesmo respeito e atenção que aqueles que nos visitam. Que os nossos jovens gostem de cá estar, que lhes sejam proporcionadas as condições necessárias para a sua formação pedagógica, cultural e desportiva. Para que os nossos idosos tenham um final de vida digno e com equipamentos que lhes garanta as respostas necessárias, não deixando grande parte deles de fora do sistema. E que todos os casais que aqui vivem e trabalham se sintam orgulhosos por terem escolhido cá ficar.
Estes são os motivos que me fizeram aceitar este convite.
Não serei diferente do que já era. Eu sempre me preocupei em melhorar o que poderia e deveria ser melhorado. Assim estive nas reuniões da Assembleia de freguesia, nas reuniões da assembleia municipal, no movimento associativo, assim estive e estarei na vida.
Conhecendo, ouvindo, observando e depois exigindo e propondo melhorias e soluções.
É com este espírito juntamente com todos os membros da lista da CDU que avançamos sob o lema Trabalho, Honestidade e Competência .
Esperamos poder contar com a vossa confiança e apoio.
Viva a CDU!