Apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais de Vila Real de Santo Antonio
Intervenção de Álvaro Leal
Boa tarde a todos,
Quero começar por saudar todos os que aqui estão e agradecer a vossa presença.
Saudar os meus familiares,
Saudar os meus amigos e colegas,
Saudar os meus camaradas do PCP,
Saudar os membros do Partido Ecologista os Verdes
Saudar os muitos independentes que irão integrar ou apoiar a nossa lista da CDU.
A vossa presença aqui hoje e daqui em diante, é para mim um motivo de satisfação, de orgulho e de muita confiança!
Hoje apresentamos a nossa candidatura à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António.
E fazêmo-lo conscientes das dificuldades e adversidades que iremos encontrar, mas confiantes e seguros de que saberemos dar conta do recado e que levaremos esta candidatura a bom porto.
Esta é a minha terra. Nasci aqui bem perto de onde estamos, na casa dos meus avós, e depois durante muitos anos foi aqui que morei com os meus pais. Neste parque brincava com os meus amigos e naqueles campos aprendi a jogar basquetebol.
Foi nesta terra que dei os primeiros passos, foi nesta terra que aprendi a ler e a escrever, foi nesta terra que cresci e que me tornei no homem que sou hoje.
Esta é a minha terra, este é o meu concelho!
E é este meu concelho, que vejo caminhar numa espiral de decisões danosas, empurrado para uma situação de completo desastre, de falência técnica, com uma das mais elevadas cargas fiscais sobre a população, refém de vários programas de recuperação económica, sem projetos reais e sem perspetivas de um futuro melhor.
Como vereador da Câmara Municipal tenho assistido, a como se tem vendido o que é de todos, a como se privatizam serviços, e como se fazem concessões que ninguém entende. como por exemplo este espaço, onde estamos hoje a realizar este nosso acto publico. Aqui numa área construída para a prática desportiva, com zonas de verdes de lazer para todos, irá supostamente surgir um hipermercado, um hotel e um parque de estacionamento. Desta zona vai sair o verde da natureza e entra o cinzento do cimento e tudo sobre o falso pretexto da angariação de rendas para tapar o buraco financeiro do complexo desportivo.
Esta questão, assim como as outras antes colocadas tiveram sempre o nosso voto contra, quer na Câmara Municipal, quer na Assembleia municipal, mas insuficiente para derrotar o PSD com a suas maiorias…
Por não conseguir ficar indiferente a estas situações e outras, por querer mudar o cenário politico vila-realense, por acreditar que é possível fazer mais e fazer melhor, aceitei o convite da CDU, e aqui estou diante de todos vós como candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Mas não estou sozinho,
Acompanham-me os melhores, uma equipa de gente que não procura benefícios pessoais nos cargos públicos que ocupa, uma equipa de gente de princípios, de gente de palavra, honesta, séria, competente, que comigo trabalham diariamente, com a convicção de que devemos e podemos recuperar Vila Real de Santo António e fazer da nossa terra um sitio onde seja possível construir um futuro melhor.
Apostaremos em politicas de apoio ao desenvolvimento económico no concelho, diversificando a actividade económica, e não esquecendo os sectores produtivos.
Defendemos e continuaremos a defender o serviço publico de água, saneamento e outras competências municipais,
Implantaremos uma politica de saneamento financeiro da autarquia que considere a renegociação da divida, o fim das contratações externas que se revelem desnecessárias e a redução de despesas supérfluas.
Criaremos uma Politica de apoio transparente e justo ao movimento associativo popular, visando a sua dinamização
Promoveremos uma politica cultural e desportiva que em vez de estar apenas focada nos grandes eventos, promova a prática desportiva acessível a toda a população
Retomaremos a construção da habitação social no concelho e introduziremos uma política onde a autarquia assuma as suas responsabilidades perante o património edificado
Exigiremos a realização de uma auditoria à SGU e a reversão para o município das funções que lhe foram entregues.
Estimularemos as parecerias da Câmara Municipal com as Associações e Instituições do concelho.
Suspenderemos todos os processos de privatizações que estejam em desenvolvimento
Iniciaremos uma politica de reversão das principais malfeitorias, tais como o estacionamento pago e concessões a privados.
Fomentaremos a a intervenção direta do município no quadro das suas competências e meios na defesa intransigente dos direitos e aspirações da população em áreas como a Saúde, a educação, a habitação e o ordenamento do território
Dotaremos as Juntas de Freguesia com os meios financeiros e condições adequados para o cumprimentos das suas competências.
Quero deixar aqui bem claro que Vila Real de Santo António não está condenada a ser vendida aos pedaços, que os trabalhadores e as populações deste concelho não estão condenados a ter sobre as costas a mais elevada carga fiscal municipal de toda a região, que o direito ao emprego e a uma vida digna não estará para sempre dependente de favores e cumplicidades com o poder instituído. Não, é possível uma política alternativa para o concelho, é possível uma política de esquerda que dignifique o poder local democrático conquistado com o 25 de Abril, é possível uma política que rompa com o medo e o clientelismo e assuma uma ruptura com 20 anos de gestão PS e PSD/CDS.
Para a CDU os trabalhadores da CM, e da SGU são parceiros fundamentais, pessoas a quem temos de dar particular atenção, com quem temos de construir soluções que sirvam o desenvolvimento do concelho, contaremos com eles na construção do nosso projecto. O respeito pelos direitos dos trabalhadores da autarquia, sem discriminações, a valorização das suas condições de trabalho, são para a CDU, uma questão decisiva para a nossa intervenção. Entre outros aspectos, quero assegurar que com a CDU, será cumprida a decisão há muito tomada pela AM de VRSA, de estabelecer o horário de trabalho das 35 horas para os trabalhadores da SGU.
Vamos para estas eleições sem partir do zero. Os trabalhadores e as populações conhecem-nos. Conhecem o que foi a gestão CDU, com os presidentes Alfredo Graça e António José e que foi interrompida à 20 anos. Conhecem o papel que tivemos e temos tido ao longo dos anos na defesa dos seus interesses e aspirações. Só no último mandato, foi a CDU a mais destacada força política que se empenhou na luta contra o encerramento da litográfica do Sul, na luta contra as portagens e pela requalificação da EN125, na luta contra a imposição do estacionamento pago e o aumento das taxas e tarifas municipais, na luta pela defesa e valorização do centro de saúde de VRSA, na luta contra o aumento dos preços na habitação social, na luta contra a privatização da água e do lixo que está longe de estar terminada. Uma luta que continua todos os dias e que faz parte da nossa intervenção quotidiana, como demonstra a recente concentração que promovemos contra o encerramento da dependência da CGD em Montegordo. Foi com a CDU, foi com o PCP, que nos bons e maus momentos os trabalhadores e as populações de VRSA puderam contar. E é com a CDU que vão contar no futuro.
Ao longo dos próximos meses queremos ouvir e falar com todos, queremos construir um compromisso eleitoral que nasça das populações, dos trabalhadores, das instituições, dos empresários, dos clubes, das associações, dos jovens e dos menos jovens.
Ao longo dos próximos meses iremos de freguesia em freguesia, bairro em bairro, de rua a rua, ás praças e jardins, aos locais de convívio, a todo o sitio onde encontrarmos gente disposta a falar connosco e ajudar-nos neste propósito. Todos os contributos contam.
Apresentamo-nos às eleições como uma força unida, interventiva, abrangente, combativa e confiante. Apresentamo-nos com opções, projetos e estratégias.
Estamos preparados, conhecemos a realidade, com a vossa ajuda construiremos as soluções.
Perseguimos um caminho seguro, de alargamento da nossa influencia nas freguesias e das conquistas das presidências da Câmara e Assembleia Municipal. Há quatro anos a CDU quase que duplicou a sua votação, recuperando um vereador, o meu camarada José Cruz a quem deixo uma palavra de público reconhecimento, e aumentando o seu número de eleitos em Vila Nova de Cacela, em Montegordo e em VRSA. O PSD perdeu votos, mas manteve a maioria absoluta. Uma dinâmica que se manteve e pode acentuar. O PSD a descer, a CDU a subir. É assim que partiremos para as próximas eleições.
“Amigos, as vitórias também se constroem, de hoje em diante ,cada um de nós, a todo o momento, em qualquer circunstancia, a cada instante, tem o dever de esclarecer e mobilizar, de envolver, fazer crescer, de construir e consolidar a mudança que o nosso concelho precisa.
O nosso concelho precisa de nós! O nosso concelho precisa da CDU!
Juntos construiremos a vitória da CDU no concelho de Vila Real de Santo António”
Viva a CDU