PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar
Contactos com entidades do Concelho de Portimão
Comunicado de Imprensa:
Uma delegação do Partido Comunista Português, integrando o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, realizou uma visita ao Concelho de Portimão no dia 9 de Janeiro, com o objetivo de contactar com a realidade local e reunir com entidades e instituições do Concelho, nomeadamente, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excecional de Portimão e Portinado – Associação de Natação de Portimão.
No encontro com o IEFP, a delegação do PCP foi recebida pelo Delegado Regional e pela Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Portimão. A delegação pôde constatar a urgente necessidade de concluir as obras das novas instalações do CEPF de Portimão, uma vez que as atuais instalações não reúnem condições mínimas de funcionamento e atendimento a utentes. A delegação do PCP manifestou a sua profunda preocupação com o aumento do desemprego nos concelhos de Lagoa, Monchique, Portimão e Silves, abrangidos pelo CEFP de Portimão, onde no final do mês de Novembro de 2011 havia já 8199 desempregados inscritos, dos quais 4334 no Concelho de Portimão. Foi ainda manifestada preocupação com o crescimento do desemprego de longa duração (sempre a aumentar desde o último trimestre de 2009) e com o insuficiente número de ofertas de emprego. A delegação do PCP tomou conhecimento do Plano de Formação do CEFP para 2012 e da intenção do CEFP de aprofundar a ligação ao tecido empresarial regional e local com o objetivo de aumentar a oferta de emprego.
A delegação do PCP visitou as instalações da Escola Manuel Teixeira Gomes e reuniu com a sua Direção, tendo constatado a necessidade de obras de remodelação na Escola, as quais, estando previstas no âmbito da “Parque Escolar”, foram recentemente canceladas. A escola debate-se ainda com a falta de assistentes operacionais e de um psicólogo a tempo inteiro. A delegação do PCP comprometeu-se a levantar estas questões junto do Ministério da Educação e Ciência, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República.
Já da parte da tarde, a delegação do PCP visitou a CRACEP – Cooperativa de Reeducação e Apoio à Criança Excecional de Portimão, tendo constatado o esforço e dedicação da direção e dos trabalhadores na manutenção e desenvolvimento de um projeto pioneiro na região na área da reabilitação e formação de crianças e jovens portadores de deficiência. A CRACEP tem atualmente 52 jovens no seu Centro de Reabilitação Profissional e 57 no Centro de Atividades Ocupacionais, tendo este último capacidade para acolher mais 40 jovens, dando resposta integral à extensa lista de espera. Contudo, de modo incompreensível, tal não acontece, porque o Centro Regional da Segurança Social não disponibiliza o necessário financiamento. O PCP, através do seu Grupo Parlamentar, irá colocar esta questão ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, exigindo que as verbas necessárias sejam desbloqueadas, de modo a que a CRACEP possa acolher todos os jovens que se encontram na lista de espera.
Ao fim da tarde, a delegação do PCP reuniu com a Direção da Portinado – Associação de Natação de Portimão, nas instalações das piscinas municipais. Esta Associação desenvolve, desde 1989, um importante projeto desportivo e social, tendo atualmente 1200 alunos de diversos escalões etários, além de desenvolver atividades com crianças carenciadas, deficientes e idosos e com as escolas primárias do Concelho de Portimão. A Portinado enfrenta atualmente graves dificuldades financeiras, que poderão levar, inclusivamente, à suspensão de algumas das suas atividades competitivas e, em particular, à cessação, a curto prazo, da atividade da sua equipa sénior de polo aquático, bicampeã nacional e atual líder do campeonato da 1ª divisão. O PCP comprometeu-se a colocar esta questão ao Governo, através do seu Grupo Parlamentar.
Portimão,12 de Janeiro de 2012