PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar
Contactos com população e entidades do Concelho de Alcoutim
Comunicado de Imprensa:
Uma delegação da Comissão Concelhia de Alcoutim do PCP, integrando o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, realizou na passada segunda-feira, dia 20 de fevereiro, um conjunto de encontros com entidades, trabalhadores e população do concelho de Alcoutim.
Logo pela manhã, a delegação do PCP reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, tendo sido abordadas questões como a necessidade da construção da ponte internacional Alcoutim-Sanlúcar e da conclusão do IC27, infraestruturas essenciais para o desenvolvimento do Nordeste Algarvio e Sudeste Alentejano, assim como a navegabilidade do Guadiana, o seu desassoreamento e o aproveitamento do rio como elemento gerador de desenvolvimento e riqueza. Analisou-se ainda a necessidade de adotar medidas de discriminação positiva, que permitam conciliar o desenvolvimento do concelho com os diversos instrumentos de ordenamento do território aí em vigor, além da necessária compensação do interior algarvio pela saída da região do objetivo 1 dos apoios comunitários. Foram ainda abordadas questões relativas ao acesso aos cuidados de saúde no concelho de Alcoutim, ao funcionamento da delegação da Segurança Social e à exclusão do concelho do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – PEPAL.
Posteriormente, a delegação do PCP visitou o Centro de Saúde (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados), inteirando-se da situação dos recursos e equipamentos de saúde no concelho, assim como das sucessivas reorganizações do serviço e consequente encerramento das extensões do centro de saúde nas freguesias de Giões e de Pereiro. Apesar do quadro de pessoal médico e enfermeiro garantir o funcionamento dos serviços, constatou-se a necessidade de reforço de pessoal administrativo, cujas tarefas são atualmente asseguradas por assistentes operacionais e contratados.
No encontro com a população da freguesia de Pereiro, onde também participou o Presidente da Junta de Freguesia, foram recolhidas as preocupações do autarca e da população relativamente à possibilidade de extinção da freguesia, com a consequente redução dos serviços de proximidade atualmente prestados, para além do retrocesso que significaria na participação das populações no poder local democrático. A Televisão Digital Terrestre e os problemas que o corte do sinal analógico poderá vir a causar no acesso das populações aos canais de televisão nacionais, foram também uma preocupação demonstrada quando se aproxima a data anunciada para a conclusão deste processo.
Durante o dia foi ainda possível contactar diretamente com a população do concelho de Alcoutim, tendo a delegação do PCP recolhido as preocupações relacionadas com a desertificação humana do concelho, a permanente ameaça de redução ou mesmo encerramento de serviços públicos, como a Escola ou o balcão da Segurança Social de Martin Longo.
O PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, irá questionar o Governo sobre as questões suscitadas nos contactos com a população e diversas entidades, em defesa do concelho de Alcoutim e dos Alcoutenejos.
Alcoutim, 23 de fevereiro de 2012