PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar
Reunião com o Comandante do Destacamento Territorial de Loulé da GNR
Comunicado de Imprensa:
A pedido da Comissão Concelhia de Loulé do Partido Comunista Português, realizou-se esta semana uma reunião com o Comandante do Destacamento Territorial de Loulé da Guarda Nacional Republicana. A delegação do PCP, que integrava o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, deu voz às preocupações que têm vindo a ser manifestadas pela população acerca de questões de segurança no concelho, tendo sido informada que, a partir de 2009, a situação tem evoluído favoravelmente, com uma progressiva diminuição da criminalidade no concelho.
Para esta situação tem contribuído não só a realização de projectos destinados a determinados grupos da população, como por exemplo a “Residência Segura”, o “Idosos em Segurança” ou a “Escola Segura”, entre outros, como também o esforço e empenho dos profissionais de segurança, apesar dos constrangimentos a que estão sujeitos. Estes constrangimentos prendem-se com os cortes orçamentais definidos pela Administração Central, que não permitem colocar ao dispor dos efectivos actualmente existentes todos os recursos materiais de que necessitariam para melhor desenvolverem a sua acção em prol da segurança das populações, nomeadamente no que se refere ao parque automóvel e ao combustível necessário para uma maior e mais visível vigilância de proximidade. Tal vigilância, além de transmitir um sentimento de segurança às populações, certamente contribuiria para a desmobilização da criminalidade.
O PCP considera inaceitável que passados quase dois anos sobre a visita do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que se deslocou à região a 22 e 23 de Janeiro de 2010, e onde anunciou publicamente um novo posto da GNR para Almancil, nada tenha sido feito para o concretizar. A este propósito vai o PCP, através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, questionar o Governo, bem como para a necessidade de realização de obras de melhoramento nos postos da GNR de Loulé e de Salir.
Loulé, 3 de Novembro de 2011