PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
Grupo Parlamentar
Contactos com entidades do Concelho de Lagoa
Comunicado de Imprensa:
Uma delegação do Partido Comunista Português, integrando o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, visitou ontem várias entidades do Concelho de Lagoa.
Na visita às amplas instalações da UNICA – Adega Cooperativa do Algarve, a delegação pôde constatar o seu elevado grau de degradação e a urgente necessidade de avultados investimentos na recuperação do espaço. Após o encerramento de todas as outras cooperativas do Algarve, a Adega Cooperativa, ainda existente em Lagoa e que agrupa centenas de associados, muitos dos quais são pequenos agricultores, atravessa neste momento profundas dificuldades financeiras com um elevado nível de endividamento à banca e aos seus próprios associados. A ausência de uma intervenção significativa nesta cooperativa algarvia trará graves consequências no que concerne à capacidade de produção vinícola da região do Algarve. O PCP, através do seu grupo parlamentar, irá questionar o Governo sobre esta situação.
Após almoço no refeitório da Associação Cultural e Desportiva dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagoa, a delegação encontrou-se com a presidente desta Associação, inteirando-se da gradual redução dos apoios por parte da Câmara Municipal de Lagoa, situação que põe em risco a continuidade deste projecto e dos vários serviços que esta associação tem prestado.
A delegação do PCP deslocou-se igualmente ao Centro Popular de Lagoa, tendo conhecido as suas instalações de apoio à 3ª idade, o infantário, a creche e o ATL. A dedicação e empenho dos seus trabalhadores na construção e manutenção desta instituição são exemplo da importância que este tipo de serviço social tem neste momento para dar resposta às necessidades das populações e mais reforçam a necessidade de maiores apoios e intervenção por parte do Governo no apoio aos idosos e crianças, às famílias e aos doentes.
Por último, a delegação do PCP visitou as instalações da CHE Lagoense, Cooperativa de Habitação Económica, que, tendo começado pela construção de habitações, em resposta às necessidades e muitas carências da população do Concelho, tem vindo a consolidar e ampliar a sua actividade no plano social (através da Associação Cultural e Desportiva Che Lagoense), com uma creche e infantário, ocupação de tempos livres para crianças e idosos, e programas de ajuda social, cultural e desportiva. Esta actividade corre o risco de ser largamente comprometida se se vier a verificar o anunciado corte de apoios por parte da Segurança Social. O PCP assumiu o compromisso de questionar o Governo sobre este assunto.
Lagoa, 6 de Dezembro de 2011