PCP_AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar

Reunião de uma delegação do PCP

com a Associação de Pescadores de Armação de Pêra

 

Comunicado de Imprensa:


Uma delegação do Partido Comunista Português, integrando o deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, reuniu, no passado dia 23 de Julho, com a Associação de Pescadores de Armação de Pêra.

Neste encontro, a delegação do PCP foi informada sobre os problemas que afectam aquela comunidade piscatória, em particular, aqueles que resultam do encerramento da lota de Armação de Pêra (Posto de Venda da Docapesca), sem que tenham sido criadas condições alternativas para o escoamento do pescado.

 


 

O encerramento da lota, no passado dia 11 de Junho, deveria ter sido acompanhada da entrega à Associação de Pescadores de uma carrinha de frio, destinada ao transporte do pescado para as lotas vizinhas de Portimão, Albufeira ou Quarteira. Contudo, esta carrinha, há muito prometida pela Câmara Municipal de Silves e que deveria ter sido adquirida com co-financiamento do Programa Operacional para o Sector das Pescas (PROMAR), ainda não foi entregue à Associação de Pescadores. Sem carrinha de frio e com a lota encerrada, os pescadores de Armação de Pêra não têm forma de escoar o produto do seu trabalho, vendo a sua actividade e o seu futuro comprometidos.

Com o encerramento das instalações da lota, ficaram ainda os pescadores de Armação de Pêra privados do apoio prestado por esta estrutura, em particular, no que diz respeito ao fornecimento de gelo, essencial para a conservação do pescado.

Os problemas criados com o encerramento da lota constituem um rude golpe para a comunidade piscatória de Armação de Pêra, cujas raízes, neste território, remontam pelo menos ao séc. XVI. Apesar de o turismo se ter tornado a principal actividade económica de Armação de Pêra, com a afluência de dezenas de milhar de veraneantes nos meses de Julho e Agosto, o Partido Comunista Português considera que a defesa das actividades produtivas na pesca, na agricultura e na indústria é essencial para o desenvolvimento do Algarve.

A delegação do PCP manifestou a sua solidariedade com a luta desenvolvida pela Associação de Pescadores de Armação de Pêra em defesa dos seus associados e de uma actividade económica essencial para o desenvolvimento da região algarvia, comprometendo-se a usar o dispositivo parlamentar das perguntas ao Governo para exigir ao novo Executivo uma intervenção vigorosa em defesa desta comunidade piscatória.

 

Faro, 25 de Julho de 2011