PCP_AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar


Visita de uma delegação do PCP

à Associação Recreativa e Cultural de Músicos - Faro

Comunicado de Imprensa:


No passado dia 25 de Julho, uma delegação do PCP, integrando o deputado eleito pelo Algarve, Paulo Sá, e membros da Comissão Concelhia de Faro, visitou a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, recolhendo novas informações sobre o trabalho desenvolvido por esta colectividade e sobre a problemática que enfrenta relativamente à acção de despejo de que é alvo.

 


 

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos é um exemplo singular de um projecto que tem vindo a proporcionar aos farenses e aos algarvios muitas das condições necessárias à criação e fruição cultural, tendo a audácia de criar, praticamente sem apoios, um espaço fundamental aos muitos artistas que lá desenvolvem o seu trabalho.

O PCP tem acompanhado regularmente a actividade da Associação Recreativa e Cultural de Músicos. Ao longo do tempo, eleitos municipais, além de deputados e eurodeputados, visitaram e desenvolverem diversas iniciativas de apoio a esta colectividade, cuja importância ultrapassa o âmbito local, desempenhando um papel crucial na dinâmica cultural da região.

Das informações recolhidas na visita do passado dia 25 de Julho, constatou-se que, apesar dos últimos desenvolvimentos judiciais, nomeadamente, a decisão do Tribunal da Relação obrigando à realização efectiva de audiência de julgamento, o despejo continua como uma possibilidade real. Esta circunstância, que deve preocupar todos os farenses e algarvios, tem obrigado a direcção da Associação Recreativa e Cultural de Músicos a travar uma batalha contra o tempo na procura de uma solução definitiva para a sede da Associação.

A possibilidade da cedência de um terreno pela autarquia farense não resolve por si só o problema, já que ainda que esta se concretize, será necessário tempo (que a acção de despejo limita) e um investimento financeiro avultado (que a colectividade, sozinha, terá dificuldade em assumir) para a concretização da obra da nova sede.

A delegação do PCP, reconhecendo na Associação Recreativa e Cultural de Músicos um projecto genuíno de associativismo de elevadíssimo valor e interesse para a região, manifestou a sua solidariedade e o seu apoio à Direcção da Associação na luta que esta desenvolve em defesa da sua sede, comprometendo-se o deputado Paulo Sá a desenvolver as iniciativas parlamentares à sua disposição para ajudar a garantir à Associação Recreativa e Cultural de Músicos as condições que esta necessita, e merece, para continuar o seu trabalho, que muito tem servido a população e comunidade da região.

 

Faro, 27 de Julho de 2011