Camaradas e Amigos, boa noite!
Uma saudação especial à Camarada e amiga Rosa Palma,
À Catarina Marques, nossa 1.ª candidata à Assembleia da República pelo Algarve,
E ao nosso Secretário Geral, Paulo Raimundo
Obrigada a todos pela vossa presença e apoio!
É um orgulho, uma honra e uma grande responsabilidade ser a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Silves.
Há 11 anos merecemos a confiança da população, reconfirmada nas urnas duas vezes.
Há 11 anos que servimos, o melhor que sabemos e podemos, o nosso concelho.
E que caminhada de trabalho tem sido!
Tomámos posse nos anos da Troika, quando a Câmara Municipal de Silves tinha uma dívida de 18 milhões de euros, aos fornecedores e à Banca, incluindo 5,4 milhões de euros do processo Viga D´Ouro, preparava-se para privatizar o abastecimento de água em baixa e a desorganização reinava em vários setores … não existindo dinheiro para nada.
Hoje, temos uma situação financeira saudável, gerimos o maior orçamento municipal de sempre e temos um quadro de pessoal capaz de responder às necessidades das populações e nos permite planear e executar os mais exigentes projetos e empreitadas.
Temos vivido esta experiência do Poder Local com muita entrega e dedicação, honrando a insígnia “Trabalho, Honestidade e competência”
O trabalho realizado será, uma vez mais, avaliado pela população e julgado nas urnas este ano, como deve ser.
Não vou maçar-vos com a enorme lista de tudo o que fizemos, mas tenho de dizer-vos, com orgulho, que é gratificante, e a titulo de mero exemplo referir que:
Silves, que era já foi o terceiro pior concelho do país em perdas de água, está agora com as suas infraestruturas e sistemas em fase de renovação acelerada, dando cumprimento a um plano estabelecido a 10 anos, que nos afasta desse lugar no ranking. Estamos a dotar o sistema de abastecimento de água de infraestruturas tecnologicamente avançadas, que nos permite gerir caudais e pressões e dar firme combate às perdas de água.
No período 2014-2025 reabilitámos e alargámos a rede de abastecimento de água, envolvendo 100 km de condutas; 25,5 km respeitam ao atual mandato autárquico.
Não podíamos deixar de dar uma atenção especial a este problema num Algarve que enferma de seca, por um lado, e de graves riscos de inundação, por outro.
Lembrar que fomos nós quem primeiro se opôs à peregrina ideia de subir preços ao consumidor para poupar água, o caminho é assegurar a disponibilidade e a gestão pública e fazer investimentos na captação, armazenamento, manutenção da rede, prevenção de perdas e sensibilização. É estar junto das populações, não contra elas.
Fomos pioneiros na recolha de resíduos implementando a compostagem doméstica e comunitária, a recolha de bio resíduos e a recolha porta-a-porta.
Na reabilitação da rede viária e da requalificação urbana o investimento concretizado e em curso é extraordinário. No período 2014-2025 foram reabilitados 177 km de rede viária.
Temos neste momento 48 empreitadas em concurso público (19 milhões de euros) e 23 empreitadas em fase de execução (8,5 milhões de euros) e a dinâmica é permanente.
Inovamos com uma diversificada e intensa programação cultural em todo o concelho de Silves, com atividades de reconhecido mérito na região Algarvia e no panorama nacional.
A educação foi uma aposta, procedendo à manutenção e requalificação sistemática das escolas do Concelho, na oferta educativa e no apoio prestado.
Duas escolas básicas construídas, remodeladas e ampliadas em Silves e Alcantarilha são investimentos de topo.
A atividade física e o desporto, dos pequenos aos seniores, foram um investimento ganho, em termos sociais e de infraestruturas.
As Corporações de bombeiros do concelho, as coletividades associações e Clubes, têm tido um enorme e crescente apoio financeiro e logístico por parte da Câmara Municipal.
Descentralizámos importantes e avultados meios financeiros e outros para as Uniões de Freguesia e Juntas de Freguesia do concelho de Silves, para que possam responder de forma mais eficaz às necessidades das populações.
Em suma, podemos afirmar que:
Em todas as áreas de atuação, temos obra e trabalho que nos orgulha, mantendo sempre essa atitude e postura que nos distingue.
Fizemos diagnósticos rigorosos e estabelecemos planos para ir ao encontro das necessidades do território e das populações.
Podíamos fazer como tantos outros e esquecer o que era urgente, mas não se via, e fazer o foguetório com o acessório.
Não é esse o nosso estilo. O compromisso que temos é com as populações e as suas necessidades e com os problemas que afetam o nosso concelho e região.
Não nos motiva a imagem pela imagem, mas a certeza do trabalho em prol da comunidade.
Fomos recebendo competências da Administração Central, empurradas de Governos que muitas vezes decidiam nos gabinetes sem qualquer conhecimento das necessidades dos municípios e agindo mesmo contra a Constituição da República Portuguesa.
Lutámos muito contra as injustiças, muitas vezes com uma voz isolada na região do Algarve, mas nunca deixámos de cumprir as nossas competências e de ser inovadores a resolver os problemas.
Gerimos uma pandemia, contando com a melhor colaboração das populações e o apoio incondicional dos parceiros, públicos e privados, que operam no nosso território.
Tempos muito difíceis, mas inesquecíveis, reveladores da força e do carácter das nossas gentes.
Essa é a nossa forma de estar na Câmara.
É a nossa forma de fazer política.
É uma gestão CDU.
Camaradas e amigos,
Há muito por fazer? Há, sem dúvida.
E é o que ainda há para fazer que me faz assumir esta candidatura, contando com a disponibilidade e determinação de toda a equipa.
Silves precisa que se dê continuidade a este trabalho de equipa tão bem dirigido pela Rosa Palma.
Obrigada, Rosa!
A tua liderança uniu-nos e dá-nos força, todos os dias, para fazer o que tem de ser feito. Assim continuaremos até ao último dia do mandato.
Ao mesmo tempo, é hora de projetar os próximos anos.
O plano macro já está alinhavado, mas é preciso continuar a ouvir a população, aprofundar, inovar e elevar a novos patamares a intervenção da CDU no concelho de Silves.
É esse o propósito desta candidatura.
Camaradas e Amigos,
Estamos em condições de intensificar e alargar o investimento municipal, defendendo e valorizando o serviço público.
Queremos continuar a fortalecer as nossas unidades orgânicas, aprofundando a relação de respeito para com os trabalhadores e técnicos da autarquia.
Temos orgulho no desempenho dos nossos trabalhadores, das áreas operacionais, passando pelos assistentes técnicos, até aos técnicos superiores.
Foram, são e serão sempre a força motriz desta autarquia.
Queremos promover cada vez mais uma gestão democrática, aberta e transparente, participada e de proximidade, com a população, associações, coletividades, empresários e demais agentes económicos e sociais do concelho de Silves.
O nosso projeto autárquico para Silves continuará a privilegiar como método de trabalho a visão sistémica e integrada do concelho, dando primazia ao estabelecimento de prioridades com base no conhecimento concreto das necessidades das oito freguesias.
O projeto autárquico da CDU continuará ambicioso, integrador e inovador na captação, gestão e mobilização dos recursos, visando o desenvolvimento local sustentável e a melhoria qualitativa do bem-estar geral. Potenciaremos a ação de direção da autarquia através do trabalho coletivo, formando um núcleo capaz e competente.
Camaradas e Amigos,
Como já referi, no Algarve, temos sido, muitas vezes, a voz dissonante nos organismos regionais, dirigidos ora pelo PS ora pelo PSD.
Porque a coesão social que muitos apregoam como se a promovessem ainda está muito longe de ser uma realidade.
Continuaremos a lutar, ao lado das nossas populações, por mais e melhores serviços de saúde, por mais e melhor educação, por mais e melhor Segurança social pública, por mais e melhor habitação.
Não podemos deixar de estar contra a degradação do SNS e da escola pública. Não podemos deixar de nos manifestar contra o ataque à Segurança Social.
E a crise da habitação, que vivemos de forma particularmente pesada no Algarve, exige ser priorizada pelo próximo Governo.
Não deixaremos que depositem nos municípios a responsabilidade de resolver sozinhos e de forma casuística o resultado de muitos anos de políticas de habitação erradas.
Mas lutaremos, ao lado dos nossos munícipes, e faremos o que tiver de ser feito para captar para Silves todos os instrumentos e recursos financeiros que disponibilizem para resolver esta grave crise habitacional.
Camaradas e amigos,
Em 2024, vivemos e celebrámos os 50 anos do 25 de Abril, o cinquentenário da nossa Democracia.
E que bonita foi a festa, em Silves!
Homenageámos os que mais lutaram pela Liberdade e os que ainda a honram todos os dias.
Mas e o que ainda falta para cumprir abril, camaradas e amigos?! …
Na habitação, na saúde, nos salários, nos direitos sociais …
Todos os dias, assistimos a retrocessos inacreditáveis e tememos, cada vez mais, o impacto que as políticas de direita que vigoram em Portugal e por esse mundo fora tenham no futuro das novas gerações.
Em Silves, continuaremos junto do povo, dos trabalhadores e dos nossos jovens a cumprir abril, a transformar o concelho e a sociedade.
Camaradas e Amigos,
Uma palavra indispensável para o projeto diferenciador da Coligação Democrática Unitária (CDU).
A CDU é um grande espaço democrático e de liberdade, constituído por militantes do PCP, dos Verdes, da Intervenção Democrática, mas também por elevadíssimo número de independentes que se reveem na nossa forma de trabalhar, na nossa seriedade, espírito de bem-servir e competência para responder de forma determinada aos problemas das populações.
A CDU com as suas características únicas e valioso património no poder local democrático mantém-se como um espaço especialmente atrativo para os melhores e mais capazes representantes das comunidades locais, que a nós se juntam no projeto autárquico.
É uma enorme mais-valia que é preciso manter e reforçar.
Camarada Paulo Raimundo,
Sou da geração que apelidaram de rasca, mas que soube lutar do lado certo, ao lado dos estudantes, contra as propinas e a exclusão que a direita fazia no acesso ao ensino superior.
A geração que, quando foi atacada, acredita e lança a ideia que todos os seres humanos podem e devem ser iguais.
Que não há cidadãos de primeira e de segunda consoante a sua bolsa e capacidade de acesso ao poder político.
Iguais nos direitos, iguais na dignidade a que têm direito, iguais perante a lei e no acesso aos serviços essenciais.
É por eu continuar a acreditar, e porque há mais que acreditam e defendem isto todos os dias, que neste concelho, o meu concelho, o nosso concelho, nunca desistiremos de trabalhar por um futuro de confiança!
Por Silves,
Pelo Algarve,
Por Portugal e por um mundo melhor para todos,
Viva a CDU!
Vamos à luta!
Obrigada! Conto com todos vós.