Featured

201609 folheto pcp manuais escolares

PCP nas escolas algarvias em defesa da gratuitidade dos manuais escolares

 

Com o afastamento nas últimas eleições legislativas de 4 de Outubro do Governo PSD/CDS, foi possível, travar o caminho da marcha forçada da exploração e empobrecimento que vinha sendo imposto aos trabalhadores e ao povo português.

Foi com a luta dos trabalhadores e das populações, mas também, com a acção decisiva do PCP, que foi possível, embora de forma insuficiente e com carácter limitado, responder nos últimos meses a alguns dos problemas mais graves que atingem o país, repondo rendimentos e direitos que foram roubados, travando as privatizações, evitando um novo assalto fiscal que estaria em marcha se Passos Coelho e Paulo Portas continuassem a governar.

Foi também possível avançar com novas medidas, algumas delas com grande significado e alcance, como a introdução da gratuitidade dos manuais escolares no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, abrindo assim caminho à concretização de uma medida que aliviará as famílias deste encargo.

Na verdade, a grande maioria das famílias portuguesas, com filhos em idade escolar, continuam a viver em Agosto e Setembro um autêntico pesadelo, para adquirirem os manuais escolares e outro material didático. Situação que se agrava quando são confrontadas com uma situação económica e social marcada pelo desemprego, os baixos salários, a pobreza como acontece nesta região. Situação que se agravou até 2015, pelo facto do Governo PSD/CDS ter acordado com as editoras um aumento anual de 2,6%, independentemente da variação anual do valor da taxa de inflacção.

Seja para assinalar o facto de, pela primeira vez, mais de 80 mil alunos em todo o país virem a beneficiar da gratuitidade dos manuais escolares, seja para continuar a exigir o alargamento desta medida a todo o ensino obrigatório, que o PCP estará ao longo das próximas duas semanas à entrada de dezenas de escolas algarvias numa acção de contacto com pais e encarregados de educação divulgando esta medida que foi aprovada na Assembleia da República por iniciativa do PCP.

 

Faro, 15 de Setembro de 2016

 

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP