Como o PCP tinha alertado quando da intervenção do programa polis, e saltava a vista de qualquer albufeirense que as obras não iriam resolver o problema dos esgotos e das águas pluviais, mas pelo contrário, desde esta intervenção as coisas pioraram bastante, o problema não é apenas do polis mas sim da má gestão municipal que deixou urbanizar os terrenos envolventes às zonas afectadas impermeabilizando os solos, que dão oportunidade a grandes cheias. Ora se para qualquer pessoa isto não passava despercebido como pode ter passado aos executivos municipais do PS e PSD.
1- As obras efectuadas no largo Eng. Duarte Pacheco (Meia Laranja) e Av. 25 de Abril que anteriormente tinha um sistema de esgotos, que não sendo perfeito resolveu o problema durante cinquenta anos, foi substituído por condutas minúsculas, o que mais tarde veio a verificar-se que não serviam pois a porcaria ia saindo pelos sanitários dos restaurantes, bem como a separação dos esgotos e das águas pluviais que não está resolvido.
2- No Planeamento Urbanístico do Cerro Malpique não foi planeado o escoamento de águas pluviais que antigamente eram sumidas pelos terrenos, e que hoje correm a céu aberto para a Meia Laranja.
3- Os sumidores de águas pluviais da Meia Laranja e da Av. 25 de Abril são meras peças decorativas, pois não têm capacidade de escoamento suficiente.
4- As cheias anteriores que afectaram apenas os restaurantes da Meia Laranja e rua Cândido dos Reis, no passado dia 22 de Setembro extrapolaram e chegaram á zona da Turial e Edifício Albufeira, esta situação deve-se às obras na Praça dos Pescadores onde existia uma saída de águas para o mar.
5- Na estrada de Vale Pedras junto ao quartel da GNR, que normalmente sofre pequenas inundações, desta vez foi um verdadeiro pandemónio, pois na parte mais baixa a água chegou á cintura de um adulto, sendo a GNR obrigada a retirar alguns veículos do parque de estacionamento.
O PCP chama a atenção aos órgãos competentes de gestão camarária do PSD, que ao contrário do que os mesmos tentam passar para os albufeirenses e para a comunicação social, a culpa não é só da chuva que caiu com alguma intensidade pouco mais de uma hora, mas sim do mau planeamento e falta de fiscalização por parte da autarquia.
O PCP está solidário com toda a população afectada pelas cheias, e procurará na medida das suas forças intervir junto da autarquia para que este problema tenha solução.
Albufeira, 23 de Setembro 2008
Comissão Concelhia de Albufeira do PCP