pcp2

Partido Comunista Português

Comissão Concelhia de Lagos

Deputado do PCP em defesa dos serviços públicos

No quadro de uma jornada dedicada à defesa dos serviços públicos, Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, acompanhado de diversos eleitos e ativistas do Partido, esteve ontem nos concelhos de Lagos e Portimão, onde visitou diversas instituições da administração pública.

Durante a manhã, em Portimão, a comitiva esteve de visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional e à segurança social. À tarde, foram realizados encontros na Conservatória dos previsto Predial e no agrupamento de escolas Gil Eanes, onde o deputado reuniu com a direcção primeiro e posteriormente com a associação de pais. Ao final da tarde, realizou-se uma tribuna pública na Praça Gil Eanes, no centro de Lagos. A jornada encerrou com um colóquio sobre a defesa dos serviços públicos realizado na Associação Sócio-Cultural "A Tertúlia em Aljezur.

tribuna1

Como elemento central comum a todas as visitas e encontros, fica o registo de um conjunto de instituições que prestam um serviço fundamental às populações, em condições muito difíceis que decorrem das políticas de austeridade baseadas em cortes irracionais que asfixiam os serviços e condicionam a qualidade das respostas. O facto do Agrupamento de Escolas Gil Eanes ter a sua biblioteca encerrada por falta de pessoal, ou a precariedade das redes informáticas representam apenas alguns exemplos do que vai por este região e por este país.

Neste sentido, a defesa dos serviços públicos, como ficou bem patente durante a tribuna ou ainda na sessão realizada em Aljezur, representa uma frente de batalha fundamental, num quadro onde a criação do mercado de serviços está já no centro da agenda europeia. Os chamados serviços de interesse geral, como são agora designados nas instituições da União Europeia, estão há muito na mira de grandes grupos econômicos que vem na saúde, na educação ou na segurança social um oportunidade de negócio altamente lucrativa. Neste sentido  importa desmascarar os governos que, ao longo das últimas décadas tudo fizeram é tudo tem feito para degradar os serviços, preparando assim o terreno para a sua privatização.

Pela parte do PCP, intervindo no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e nas autarquias, tudo fará para lutar com as populações para impedir mais encerramentos, seja na saúde, seja aos mais diversos setores da administração publicações sejam as finanças ou a segurança social.

Lagos,18 Maio de 2015