A ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LAGOS APROVA PROPOSTA DA CDU

CRIAÇÃO DE NOVAS RESPOSTAS AOS UTILIZADORES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DR JULIO DANTAS

 

 CDU Lagos BibliotecaNo passado dia 22 a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a Proposta da CDU, que se anexa, titulada Novas Respostas aos Utilizadores da Biblioteca dr. Julio Dantas baseada em princípios e conceitos orientadores constantes do Manifesto Sobre Bibliotecas Públicas aprovado pela UNESCO em 1994, a saber:

A Biblioteca Pública, porta de acesso local ao conhecimento, fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de posição independente e para desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.

O Manifesto proclama a confiança que a UNESCO deposita na Biblioteca Pública enquanto força viva para a educação, a cultura e a informação e como agente essencial para a promoção da Paz e do bem estar espiritual nas mentes dos homens e das mulheres.

Ora desde a data do Manifesto até hoje, a forma como a internet e a web se desenvolveram trouxe novos desafios aos sistemas disponibilizados pelas Bibliotecas Públicas.

Interfaces de pesquisa na Web proporcionaram experiências de procura e acesso à informação até agora desconhecidas e muito diferentes dos catálogos e processos de busca tradicionais das bibliotecas.

Neste âmbito, surgiram os Catalogos de Nova Geração, com o principal objectivo de potenciar as Bibliotecas Públicas com novos serviços e sistemas de pesquisa simples e intuitívos centrados no utilizador.

Esta é uma matéria acerca da qual a Biblioteca Municipal dr Julio Dantas apresenta aos seus utilizadores respostas demasiado tímidas e insuficientes, principalmente face à situação de pandemia que se atravessa e que tem efeitos que tudo indica que, no essencial, se vão prolongar.

Assim, a Assembleia Municipal de Lagos deliberou recomendar à Câmara Municipal:

1. Proceder à Catalogação Digital do acervos bibliográficos da Biblioteca Municipal dr Julio Dantas,

2. Proceder à criação da Biblioteca Digital e respectivo catálogo de livros digitais,

3. Proceder à criação da Biblioteca Sonora e respectivo catálogo de audio-livros,

4. Proceder a adesão da Biblioteca Municipal Dr Julio Dantas à Plataforma Press Readar, que disponibiliza o acesso gratuito, directo e integral a mais de 7.000 jornais e revistas online de mais de 150 países e em mais de 60 línguas.

As novas e actualizadas respostas são contributos básicos para o cumprimento do Manifesto da UNESCO.

Lagos, 24.02.2021

A Coordenadora de Lagos da CDU

LER EM PDF: AM Biblioteca Municipal

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt