Imprimir

A dependência da Caixa de Crédito Agrícola faz falta a Salir

Salir

A população de Salir foi confrontada com a decisão da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo - CCAM de encerrar a sua dependência em Salir final do mês passado. Apesar do descontentamento da população e dos seus representantes no poder local – Junta de Freguesia de Salir e Câmara Municipal de Loulé – a administração da CCA manifestou-se insensível aos argumentos apresentados e consumou a decisão.

Com o encerramento da dependência da CCAM em Salir, as populações desta freguesia, na sua maioria já com uma idade avançada, ficam ainda mais isoladas e privadas de serviços públicos essenciais, como os serviços bancários. A hipotética instalação de uma Caixa Multibanco não é uma solução para as populações que ficarão a uma distância de 15 km da próxima agência bancária.

O PCP sublinha que esta decisão da CCAM se soma a decisões idênticas por parte de vários grupos bancários, entre eles a Caixa Geral de Depósitos que encerrou 65 balcões em todo o país também no mês de Junho deste ano, confirmando que está em curso um percurso de concentração bancária com o despedimento de centenas de trabalhadores em todo o país, ao mesmo tempo, que vão aumentando os custos – juros, comissões, taxas – com os diferentes serviços bancários e desta forma engordando os lucros da banca em centenas de milhões de euros à custa do Povo e do País.

Sendo uma decisão deste banco privado – a CCAM – o facto é que ela se insere numa política mais geral de degradação dos serviços públicos e abandono das populações que sucessivos governos do PSD, CDS e PS têm imposto às populações. Tem sido assim com o encerramento de escolas, centros de saúde, transportes e outros serviços levando a um isolamento cada vez maior das comunidades rurais, como é a de Salir, com reflexos na perda de população e definhamento económico destes territórios.

O PCP, ao mesmo tempo que tomará a iniciativa de questionar o Governo PS na Assembleia da República por via do seu grupo parlamentar, apela à intensificação da luta das populações de Salir pela reabertura da dependência da CCAM, bem como, por melhores serviços públicos nesta freguesia do concelho de Loulé.

As populações podem contar com o PCP.

Loulé, 3 Julho de 2018

A Comissão Concelhia de Loulé do PCP