Resolução saneamento Almancil Fev 18 a

 

Para quando a resolução do saneamento básico em Almancil?

Em várias freguesias do concelho de Loulé, de entre as quais a freguesia de Almancil e no rol de um vasto conjunto de problemas que são causadores de um significativo défice de qualidade de vida da população, o saneamento básico está por terminar e constitui o problema mais urgente, pela sua interferência negativa em várias vertentes da vida. A OMS-Organização mundial de saúde tem sistematicamente alertado para este grave problema que degrada o ambiente, causa graves problemas de saúde e constitui fator de diferenças sociais dos mais variados níveis.

Uma situação incompreensível, que raia a falta de respeito e consideração pela população que, os vários executivos da responsabilidade política quer do PSD, quer do PS não têm resolvido. Se em alguns mandatos a “dita” falta de verbas e a “dita” difícil situação financeira da câmara constituía a desculpa para tal situação, presentemente essa porque outras continuam, não pode ser evocada.

Presentemente a câmara municipal de Loulé goza de uma situação financeira privilegiada, fruto sobretudo da cobrança de impostos diretos, que originam um saldo de tesouraria de vários milhões de euros o que por opção política /partidária se está a substituir ao governo em investimentos com a segurança interna e com a saúde, que sendo áreas de muita importância e prioridade, é o governo que as tem que assumir.

Para além destes factos comprovados que têm vindo a verificar-se, continua este contraste que suscita um sentimento profundo de injustiça e ao mesmo tempo deixa claro o critério e a opção de dividir o concelho de Loulé em duas prioridades: a primeira é canalizar todo o investimento para as zonas turísticas, e não está em causa que não se valorizem considerando a sua importância, nomeadamente económica e geradora de emprego, mas também de grandes lucros que é necessário que gerem mais contrapartidas. A outra secundarizada, perto do esquecimento, originando desrespeito e desconsideração pelos direitos e interesses de uma significativa parte da população nomeadamente da freguesia de Almancil e provocando atrasos no desenvolvimento da freguesia e na qualidade de vida da população.

A comissão concelhia de Loulé, a comissão de freguesia de Almancil do PCP, e os eleitos e ativistas da CDU que tem vindo a denunciar esta grave situação e a propor soluções para a resolução dos problemas. Estão disponíveis e interessados em continuar esta luta, para a potenciar está a decorrer um contacto com a população para se identificar com maior precisão a dimensão e efeito dos problemas, e ao mesmo tempo procurar desenvolver com a participação da população, formas de luta que levem a câmara de Loulé, não só a assumir a sua responsabilidade da existência do problema mas também a sua resolução.

A população de Almancil pode contar com o PCP e com os eleitos e ativistas da CDU.

Ler em PDF

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt