1_pdfsam_carta_apresentacao_Santa_Barbara

Caros concidadãos da nossa Freguesia,

É com imensa honra que apresentamos a recandidatura da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Não uma honra pessoal mas uma honra de quem se disponibiliza para continuar ao serviço da nossa terra e das nossas gentes, sem ganhos monetários e apenas com a satisfação de poder servir a nossa Freguesia.

A nossa recandidatura pretende continuar o trabalho que a CDU tem desenvolvido na nossa Freguesia ao longo dos mandatos que temos presidido Junta de Freguesia. Orgulhamo-nos do trabalho desenvolvido pelo Presidente da Junta - Leonardo Abreu, pelos membros de executivo passados e actuais – Joaquim Isidro Pinto, Wenceslau Nunes, Sérgio Martins e José Manuel Aniceto, e também por todos os membros da Assembleia de Freguesia e várias dezenas de elementos e apoiantes das nossas listas.

A CDU apresenta-se com obra feita, seja a nível material ou imaterial, nascida e/ou desenvolvida com nossas ideias e capacidades, da qual destacamos algumas: caminhos pavimentados, melhoramento de espaços públicos, novas calçadas, apoio às associações, valorização da nossa cultura e identidade, valorização do acordeão e cantaria, capacidade de negociação e trabalho, a não extinção da nossa Freguesia.

Antes das presidências da CDU, em mandatos do PSD e do PS, tínhamos apenas 3 caminhos pavimentados (2 em Bordeira e 1 no Canal, com o contributo dos moradores). Hoje temos mais de 40 caminhos pavimentados por toda a Freguesia e mais não temos porque a Câmara Municipal de Faro, no actual mandato do PSD e do CDS, cancelou o protocolo que permitia essas obras. E infelizmente não podemos fazer nada de significativo para melhorar o estado calamitoso das estradas, quer porque é uma competência e responsabilidade da Câmara, quer porque a Câmara não dá às Juntas de Freguesia condições para actuar nesta matéria.

Temos sempre por prioridade o apoio financeiro e logístico às associações por forma a estimular o desenvolvimento cultural, recreativo e cívico da nossa Freguesia. Quando a CDU chegou à Junta de Freguesia tínhamos 2 associações activas e hoje temos 5, com novas associações criadas com o nosso envolvimento institucional e pessoal. E só não temos 6 face ao processo de extinção, contra a nossa vontade, da CIMFARO – Casa do Idoso do Meio Rural de Faro. Não seguimos as opções nacionais e concelhias do PSD e do CDS que levaram ao fim dos subsídios camarários às associações.

E temos particular orgulho de termos estado na origem e/ou desenvolvimento, com o envolvimento e colaboração de várias associações e dezenas de pessoas, do recente reflorescimento da nossa cultura do acordeão e da obra dos nossos acordeonistas, da cantaria e dos nossos artífices da pedra.

Apresentamos capacidade de negociação e trabalho, visível diariamente com a nossa presença na resolução de problemas e na realização de obras, no sucesso que foi o primeiro protocolo de nossa autoria das Juntas de Freguesia com a Câmara Municipal (agora extinto pelo PSD e CDS), com a grande vitória que foi o desenvolvimento da luta contra a extinção da nossa Freguesia, com uma gestão marcada pela consideração por todos independemente da sua condição económica e social.

Faremos uma campanha baseada no respeito e na verdade, recusando a calúnia e a mentira, defendendo as nossas ideias e capacidades para a nossa Freguesia.

Mas não podemos deixar de mencionar o que a lista do PSD e do CDS candidata na nossa Freguesia tenta esconder mas que representa, quer a nível do governo nacional, quer a nível da Câmara Municipal de Faro, com gravíssimos reflexos na nossa Freguesia: toda a crise e o desemprego que atingem o nosso país; as portagens na Via do Infante; o fim dos protocolos e a diminuição drástica de receitas da nossa Junta de Freguesia e das outras em geral; o fim dos subsídios às associações e a extinção da CIMFARO – Casa do Idoso do Meio Rural de Faro; o estado calamitoso das estradas e até a extinção das Freguesias de Estoi, São Pedro, Conceição e Sé.

Toda a independência ou irreverencia propagandeadas por certos candidatos do PSD e do CDS, passados ou presentes, na Freguesia e no Concelho, não passam de fogo de vista e no final alinham sempre com o que é a matriz da politica nacional desses partidos.

Com a CDU, a nossa Freguesia e as nossas gentes, continuarão a poder contar com quem os defenderá sem reservas e com a capacidade de negociação e trabalho que nos tem permitido desenvolver importantes projectos.

Viva a Freguesia de Santa Bárbara de Nexe!

Vivam as nossas gentes e os distintos 20 sítios da nossa Freguesia!

Vivam a nossa cultura e associações!

2_pdfsam_carta_apresentacao_Santa_Barbara