Comissão Concelhia de Faro do PCP contra o desmantelamento de parques infantis dos farenses

IMG 20220608 Parque infantil crianças

No passado dia 1 de Junho de 2022, o semanário regional “barlavento” publicou uma notícia, tendo por base um ofício da Unidade de Espaços e Instalações Desportivas, Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro, relativa ao desenvolvimento de um plano de desmantelamento de quase metade dos parques infantis municipais existentes actualmente no concelho (17 em 39).

 

As razões apontadas pelo presidente da Câmara Municipal de Faro na mesma peça noticiosa - falta de segurança e constante vandalismo - não passam, na perspetiva do PCP, de meras desculpas para justificar o progressivo desinvestimento e abandono a que a Câmara Municipal tem votado estes e outros equipamentos e espaços públicos do concelho.  

 

Da mesma forma, a solução apontada de criação e concentração de parques infantis de grandes dimensões em pontuais localizações, demonstra a perspetiva mercantilista e economicista do município em relação ao assunto, em contraposição à importância das soluções de proximidade e à responsabilização conjunta das autoridades municipais e policiais, com a participação das comunidades de moradores e utilizadores, na mitigação dos problemas de segurança e vandalismo.  

Para o PCP, os parques infantis, assim como qualquer espaço público de lazer, são elementos fundamentais para uma vivência salutar e democrática de qualquer localidade. São espaços de convívio entre diferentes gerações cuja importância social é enorme. Num município em que nem todas as freguesias têm um parque infantil, como é o caso de Santa Bárbara de Nexe, esta tomada de decisão é incompreensível e inaceitável.

 

Da parte o PCP, os farenses podem contar com o seu apoio na exigência de mais e melhores espaços públicos para todos. No imediato o Grupo Municipal do PCP solicitou ao presidente da Assembleia Municipal que diligencie junto do Presidente da Câmara a divulgação do plano em questão aos membros dessa assembleia, para desta forma se informarem para futuras tomadas de decisão e luta.

Faro, 7 de Junho de 2022

A Comissão Concelhia de Faro do PCP

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt