201807 PCP NI Parque Campismo 1

Sobre a recente tomada de posição da CM Faro relativa ao Parque de Campismo da Praia de Faro

Face às recentes notícias sobre a prometida requalificação do Parque de Campismo da Praia de Faro por parte do executivo PSD da Câmara Municipal de Faro, a Comissão Concelhia de Faro do PCP toma posição sobre os seguintes pontos:

1. O PCP e os eleitos CDU foram desde o encerramento desta estrutura os principais defensores da sua reabilitação, tendo apresentado ainda no último mandato, na pessoa do seu vereador em 2015, em reunião de câmara, esta mesma proposta com a indicação que o processo deveria ser partilhado com a Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo da Praia de Faro (AUAPCPF);

2. Contrariamente ao que tem vindo a ser difundido pelos órgãos de comunicação regionais e nacionais, a AUAPCPF é actualmente a única entidade responsável por este equipamento municipal, não por decisão própria, mas porque os poderes públicos abdicaram das suas responsabilidades. A bem da verdade, convém relembrar que esta situação resulta de várias decisões da Câmara Municipal PSD, desde o decretado encerramento (temporário, em 2003), ao estabelecimento de um protocolo de comodato do espaço, instalações e equipamentos do antigo Parque de Campismo de Faro em 2010 com AUAPCPF;

3. O PCP reafirma a urgente elaboração e execução do projeto de reabilitação do Parque de Campismo da Praia de Faro, dotando-o de todas as condições legalmente exigíveis, em que seja assegurado o seu funcionamento através de gestão pública municipal e considerar, na elaboração do seu regulamento de utilização por parte de farenses e visitantes, a ponderação, articulação e harmonização de fatores como a sazonalidade, a rotatividade, o preço e a memória histórico-social dos seus utentes de décadas, ouvindo para isso a AUAPCPF.

A Comissão Concelhia de Faro do PCP
3 Julho 2018