Pergunta ao Ministro da Saúde sobre degradação dos cuidados de saúde no Algarve

Texto:

Sr.ª Presidente, Srs. Deputados, Sr. Membros do Governo,

Como o Sr. Ministro bem sabe, os cuidados de saúde no Algarve vão de mal a pior.

Faltam 823 profissionais nos hospitais e centros de saúde do Algarve. Faltam 282 médicos, 159 enfermeiros, 101 assistentes técnicos e 244 assistentes operacionais.

Um terço da população algarvia não tem médico de família. No concelho de Lagos 78% dos utentes estão nesta situação.

Os tempos de espera para consultas da especialidade são vergonhosos. Os utentes algarvios têm que esperar 826 dias por uma consulta da especialidade de Neurocirurgia. Em Oftalmologia são 587 dias; 627 dias em Ortopedia e 612 dias em Urologia. Um utente do Centro de Saúde de Monchique com cancro na próstata teve que esperar um ano e meio por uma consulta da especialidade.

Faltam medicamentos e material clínico. Num hospital algarvio, a certa altura, acabaram-se as fraldas para os doentes. Foram substituídas por toalhas envoltas em sacos de lixo.

Sr. Ministro,

Quando é que estes problemas irão ser resolvidos? Quando é que vai contratar os 823 profissionais em falta no Algarve? Que medidas vai tomar para reduzir os tempos de espera para as consultas da especialidade? Que medidas vai tomar para garantir que não faltam medicamentos e material clínico?

Sr. Ministro,

Não fuja a estas perguntas! Os algarvios exigem respostas!