Sobre os problemas dos trabalhadores algarvios do setor do Turismo

 

Sr. Presidente, Srs. Deputados,

O setor do turismo reveste-se de uma grande importância para o Algarve, tendo registado nos últimos anos uma evolução positiva, beneficiando de diversos fatores conjunturais externos.

Mas esta realidade não esconde o facto de uma errada estratégia política e económica de sucessivos governos ter empurrado o Algarve para uma dependência excessiva do turismo e atividades afins, negligenciando outras atividades económicas que já tiveram e poderiam continuar a ter um papel relevante na economia regional.

No Algarve, não podemos colocar todos os ovos no cesto do turismo. Tal como o PCP vem defendendo há muito tempo, é preciso recuperar a capacidade produtiva da região, na indústria, na agricultura e nas pescas. Só dessa forma será possível assegurar um crescimento económico sustentável, a criação de emprego e o combate às injustiças e desigualdades sociais.

Sr. Presidente, Srs. Deputados,

Os trabalhadores não podem ser os únicos a quem são negados os benefícios da evolução positiva do turismo na região algarvia.

É chocante o contraste entre o aumento dos lucros registados no setor e o agravamento da exploração daqueles que criam a riqueza, os trabalhadores. Por um lado, o turismo algarvio vem registando recordes atrás de recordes no que diz respeito ao número de hóspedes, ao número de dormidas e aos lucros; por outro lado, os trabalhadores do setor veem, ano após ano, agravarem-se as suas condições de vida e de trabalho.

O Algarve que fica depois do fim do verão é bem o retrato de um país em que, por ação da política de exploração e empobrecimento, grassam os baixos salários, o desemprego, a precariedade e a desregulação laboral.

Sr. Deputado Paulo Neves,

O seu partido, o PSD, trás hoje aqui um projeto de resolução propondo a adoção de medidas que promovam a dinamização e o crescimento do setor do turismo. Mais de duas dezenas de medidas, mas nem uma, uma só, visando a melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores deste setor. Não conseguem esconder que a vossa opção é hoje, como foi no passado, pelo agravamento da exploração dos trabalhadores.

No Algarve e no País, não há turismo de qualidade com salários de miséria, com horários de trabalho desregulados, com ritmos de trabalho cada vez mais intensos, com meses de paragem forçada no desemprego, com o recurso abusivo a estagiários, com pressões e chantagens sobre os trabalhadores, com ataques à liberdade sindical.

No setor do turismo, como em todos os demais setores, o que se exige é a valorização do trabalho e dos trabalhadores. Esse é o caminho! Essa é a nossa opção!

 

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt