PCP AR

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Grupo Parlamentar

 

Assembleia da República aprova Projeto de Resolução do PCP sobre a promoção da cultura do figo-da-índia

 

Comunicado:

O Projeto de Resolução n.º 88/XIII/1.ª “Pela promoção da fileira do figo-da-índia”, apresentado pelo PCP, foi hoje aprovado em sessão plenária da Assembleia da República com os votos favoráveis de PCP, PS, BE, PEV e PAN, abstenção do PSD e voto contra do CDS.

Este Projeto de Resolução recomenda ao Governo que adote medidas de apoio e estímulo à cultura da figueira-da-índia, promovendo e fomentando o desenvolvimento de uma fileira associada a esta cultura. A sua elaboração contou com o contributo da APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses, assim como de diversos produtores de figo-da-índia e das populações de locais onde esta cultura se desenvolve.

Na legislatura anterior, o Grupo Parlamentar do PCP já havia apresentado este projeto de resolução, o qual foi chumbado pela anterior maioria PSD e CDS. Agora, a nova composição da Assembleia da República, saída das eleições legislativas de 4 de outubro de 2015, permitiu a sua aprovação.

A aprovação do Projeto de Resolução do PCP abre uma perspetiva positiva para a superação dos fatores limitantes que condicionam a expansão da cultura da figueira-da-índia, contribui para a divulgação desta cultura e constitui um incentivo para os produtores de figo-da-índia e para as atividades económicas desenvolvidas a jusante.

A cultura da figueira-da-índia pode dar um contributo significativo para a revitalização de áreas rurais (em particular, no Alentejo, região Centro e Algarve onde existem as maiores áreas de plantação e onde as condições edafoclimáticas são mais favoráveis), permitindo que os proprietários de terras incultas ou subaproveitadas obtenham um rendimento significativo e sustentável, além de estimular um conjunto de atividades económicas a jusante.

A figueira-da-índia (Opuntia Ficus Indica) é uma planta que tem um potencial de aproveitamento quase integral. As palmas são utilizadas para a alimentação do gado e para a produção de sumos, compotas, picles e conservas, ou ainda de corantes naturais ou espessantes. As palmas jovens podem ser usadas para consumo humano, frescas ou cozinhadas. O figo-da-índia pode ser consumido como fruto fresco ou na forma de sumo, néctar ou polpa. Pode ainda ser utilizado para a produção de compotas, geleias, xaropes, adoçantes, produtos desidratados, vinhos, licores e vinagre ou ainda para a produção de corantes alimentares naturais. Da semente é extraído um óleo utilizado na indústria cosmética, podendo do processo de extração obter-se um subproduto para a alimentação animal. A flor é utilizada, depois de seca, para produção de infusões com diversos usos terapêuticos.

Faro, 8 de abril de 2016

XXI Congresso PCP

Ligações

avante_mod2cor

militante_mod2cor

ediesavante_mod2cor

Contactos - www.algarve.pcp.pt